Processo De Pensão Alimentícia Andamento

Está querendo colocar um processo de pensão alimentícia andamento, mas não sabe como fazer isso de uma forma simples? Não se preocupe, vamos explicar como esse processo funciona!

Quando uma pessoa não recebe a pensão alimentícia prevista por lei, independentemente da quantidade de filhos que ela tem, é possível entrar com um processo na justiça para receber esse recurso, seja por parte da mãe ou dos próprios filhos.

Neste artigo, vamos explicar como fazer para colocar um processo de pensão alimentícia andamento. Também vamos abordar maneiras de consultar esse processo.

Para abrir o processo de pensão alimentícia andamento, basta ir ao fórum levando documentos pessoais e comprovante de residência.

Onde consultar processo de pensão alimentícia

Em seguida, é importante explicar o parentesco com a pessoa (marido, esposa, filho, etc.) e  fornecer dados como:

  • nome;
  • sobrenome;
  • endereço (residencial ou profissional).

O juiz então te encaminha para um profissional para acompanhar o caso. Em seguida, o processo poderá ser consultado pela internet. A consulta geralmente é feita com o número do processo.

Você pode consultar processos de pensão alimentícia em sites do Tribunal de Justiça do seu Estado, ou Tribunal Regional Federal. Vai depender da instituição em que o processo foi registrado.

Esse é um processo considerado da vara da família. Para checar o status do processo, presencialmente, basta apresentar a documentação necessária, que citamos acima.

Qualquer pessoa pode entrar com um processo de pensão alimentícia?

Não. Para entrar com o processo de pensão alimentícia andamento você precisa ser filho da pessoa que não está cumprindo o compromisso, ou o guardião de uma, ou mais crianças.

Com as leis mais recentes, entrar com processos de pensão alimentícia ficou mais fácil. É como falamos acima, basta comparecer ao fórum comprovando que o recurso não está sendo enviado, para entrar com o processo sem grandes burocracias.