Palestra desmistifica fato de Poços ser um vulcão

A Escola Criativa Idade recebeu para uma palestra a professora e mestre em geologia pela Unifal Fátima Sarkis, em um encontro com alunos de 6º ao 9º anos, pais e professores sobre os eventos no planeta. A palestra começou com informações sobre a formação do planeta Terra a partir de material cósmico, o processo de resfriamento lento, o surgimento da água e o movimento das placas tectônicas ou continentais.

Mas o assunto da noite foi mesmo a formação intrigante do relevo de Poços de Caldas. Muita gente ainda insiste em dizer que Poços é um vulcão extinto e isto não é verdade.

Fenômeno Geológico

De acordo com a professora e outros estudiosos, o que houve foi um fenômeno geológico com o centro emergindo e depois submergindo deixando no entorno as montanhas que diferenciam a cidade. Aliás, as manifestações que ocorrem aqui são consideradas raras pelos cientistas.

Poços, na verdade, faz parte de uma enorme fenda que parte de Cabo Frio (RJ) e chega até o município, resultado dos movimentos internos que ocorrem desde sempre. Para complementar os estudos sobre a geologia local, os alunos estiveram no ponto turístico Pedra Balão fazendo registros do que encontraram e com a orientação dos professores, passaram a entender o quanto as mudanças geológicas influenciaram a ocupação no município.

Leitura

Ainda faz parte do projeto a leitura dos clássicos “Viagem ao Centro da Terra” (Julio Verne) e “A Ilíada” (Homero). O intuito é desenvolver nos estudantes o gosto pela pesquisa e ampliar os conhecimentos sobre moradias e a formação das cidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *