IMS expõe trabalhos artísticos de Edoardo Marras

O Instituto Moreira Salles abre neste sábado, 5, às 20h, no Chalé Cristiano Osório, a exposição “Edoardo Marras – A Imagem Projetada”, com 25 trabalhos do artista italiano, entre obras em pastel seco e fotografias. Marras nasceu na Itália, em 1906 e aos 15 anos, foi para Buenos Aires onde, ao frequentar a Escola de Belas Artes, desenvolveu métodos de desenho de observação rápido e preciso.

Tornou-se especialista em retratos e, aos 18 anos, começou a rodar por cidades turísticas da América Latina, Europa, Canadá e Estados Unidos, sempre retratando as pessoas em pastel seco sobre papel. Chegou a Poços no final da de 1930, quando o jogo e os banhos termais marcavam a rotina da cidade. Em decorrência de acontecimentos durante a Segunda Guerra Mundial, se estabeleceu em Poços e, associado a José Acelino dos Santos, construiu o Cine Vogue.

Após a proibição do jogo em 1946, a casa de projeções tornou-se uma das únicas atividades culturais da cidade e então, dedicado à administração do cinema, Marras colocou sua produção plástica no âmbito da distração pessoal, produzindo retratos de artistas de cinema da época, que eram aproveitados como decoração de sua casa de projeções.

Última atualização ( Seg, 07 de Maio de 2012 15:16 )

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *