CARTEIRA DE TRABALHO -DIREITOS E BENEFÍCIOS

carteira de trabalho

Aqui vamos falar sobre a carteira de trabalho e quais são os direitos e benefícios, que esse documento oferece ao trabalhador. A carteira de trabalho é um documento que contém todos os registros dos empregos do trabalhador, além disso, ela é atualizada com todas as informações dos empregos que trabalhou registrado, informações como fundo de garantia, férias, alterações de cargos,  salário, e outros.

A partir dos 14 anos, qualquer cidadão pode tirar a carteira de trabalho, já que a legislação trabalhista prevê a possibilidade de contrato de aprendizes, sob condições diferenciadas.

carteira de trabalho
carteira de trabalho

Ao ter a carteira de trabalho assinada de traz muitos benefícios para o trabalhador, ele tem direito a férias remuneradas e 13º salário, direitos concedidos pela CLT – Consolidação das leis do Trabalho, o trabalhador com registro em carteira conta com proteção social, como seguro-desemprego, auxílio-doença, salário-família, salário-maternidade e aposentadoria.

A carteira de trabalho assinada garante o direito de receber o fundo de garantia, que é um forma de assegurar o trabalhador desempregado por um tempo após trabalhar em uma empresa e ser demitido, a carteira de trabalho também garante o direito de cumprir o aviso prévio caso seja demitido, que é o prazo de 30 dias.

Outro direito trabalhista que a carteira de trabalho concede aos trabalhadores é o abono trabalhista, que assegura o valor de um salário mínimo anual aos trabalhadores que recebem em média até dois salários mínimos mensalmente,  de empregadores que contribuem para o PIS.

A carteira de trabalho assinada também garante alguns direitos básicos aos trabalhadores como; férias, folga semanal, receber o salário no dia certo que consta no contrato de trabalho da empresa, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *